segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Tunning ou Xunning

Tunning é a customização de um carro para efeitos estéticos. Está mais para o adorno do que para alguma resposta funcional. A fronteira de uma customização de bom para uma de mau gosto é bastante tênue e subjetiva


A utilização de produtos de adorno automobilístico oferecidos por preços baixos, geralmente oriundas das manufaturas da Ásia e ofertada nos e-commerce populares acaba fazendo com que a exclusividade ceda lugar a banalização. Sem falar do pouco senso estético das camadas de menor cultura ou instrução, pois acabam tendendo para o modismo local. Uma espécie de subcultura proporcional ao alcance do mundo que conhecem e muitas vezes restrito apenas as ruas de sua “comunidade” ou bairro. A isto se dá o nome pejorativo de “xunning”, mistura de Tunning com Xing-ling. Nem sei se é bem isso, mas se não for , foda-se, passa a ser então.

Axioma:

“Tudo que é bom, bonito e barato é melhor do que é ruim, feio e caro” 
(SIC)

Depois desta, só pedindo licença para cagar e não voltar mais.....

Neste post falarei das compras efetuadas, sendo que na maioria das vezes via e-commerce, aqui ou no exterior. Não sou viciado em compras feitas lá fora, mas também não sou de pagar mais caro pela mesma porcaria. E tem coisa que lá fora existe em abundância que aqui tem que garimpar muito para achar ou paga-se um preço irreal por uma coisa de qualidade ruim ou mediana. Estamos no país onde o sinônimo de empresa sólida é a Tashibra que não produz nem a embalagem das porcarias que importa da China. Já vem tudo embalado. Dizer o quê? Um país onde existe uma loja que imita a Casa Branca e tem como símbolo a estátua da liberdade, construída com uma estrutura de barracão barato e vendendo produtos da China a preços exorbitantes. País onde um governo de administração inchadíssima e ineficiente, cujos funcionários não correm o risco do desemprego, mas seus salários e benefícios são pagos pelo imposto recolhido dos assalariados e pequenos empresários e os recursos arrancados não chegam onde são necessários como saúde, pesquisa, transporte, defesa etc.

Aí vem o imbecil e diz que não compra contrabando, pirataria etc. O hipócrita deve ser então funcionário público corrupto e mentiroso. E ainda coloca no carro adesivos tentando mostrar que são corretíssimos como “Eu apoio....”

Não gostou? E eu com isso? O blog é meu e aqui não é fórum. Escrevo o que quiser. Ninguém te obrigou a entrar aqui e ler. A opinião é minha. Quer dar a sua? Escreva um blog ou crie um site. Juro que não vou ler. Vou até te ajudar.  Vá ao link abaixo:


Agora se você não se sentiu ofendido ou levou na esportiva, seja bem vindo a continuar a ler e se divertir com as histórias do Fiesta do Mad Dick.

Indo às Compras


As compras foram feitas estritamente dentro das necessidades do projeto. Nada foi comprado sem estar antes definida sua utilização ou necessidade. Claro que além dos requisitos técnicos do projeto, também havia os requisitos estéticos da customização pretendida. 

Os critérios foram sempre o de menor custo. Claro que haverão componentes que ficarão sem utilização por ter sido adquirido com especificação equivocada ou serem suplantada por uma revisão do projeto que mais se adeque a realidade. Mas o grau de assertividade tem-se mantido próximo aos 100%.

Por estarem consoantes com os requisitos de menor custo, acredito que a grande parte dos componentes são de origem chinesa, mesmo adquiridos no mercado nacional. Muito dos componentes são também de segunda mão oriunda de particulares ou de desmanches legalizados.

E-bay
  •         Medidor de pressão de óleo
  •         Medidor de temperatura do óleo
  •         Medidor de temperatura da água
  •         Tacômetro
  •         Shift light
  •         Suporte triplo
  •         Suporte pedestal
Instrumentos de painel  em 52mm, fundo branco e led azul, menos o tacômetro que é fumê







Dealextreme
  •          Suporte câmera (parafuso) “colante” para painel
  •          Suporte câmera (parafuso) ventosa articulado
  •          Scanner Autel Maxscan MS509
  •      Mini OBDII ELM 327B V1.5a

Imhor
  •         Barra anti-torção

Connect Parts (eu não falei que não era da periferia)
  •        Volante Shunt (na próxima reencarnação eu compro um Sparco)
  •        Acessórios para o Cobalt da esposa (aproveitar o frete, né?)

Tunning Parts (meu lado xuning aflorando.....)
  •        CAI Race Chrome (o que você queria que eu comprasse? K&N?)
  •        Mascara negra para o farol (aí fudeu tudo, perdi a moral completamente)

Amazon
  • Par de cintos de segurança Corbeau. 


Extravagância minha. São cintos de 3 pontos de ancoragem (2”) mais com 2 tiras do ombro e dispositivo de retração reversível. Serve para TD, trilha e uso urbano. Será o complemento dos futuros bancos. Não foram baratos, mas como pedi para entregarem na casa do meu irmão que mora nos EUA, não paguei o frete absurdo e as taxas alfandegárias extorsivas.

AJ Buchas Especiais
  • Conjunto de buchas em poliuretano para as bandejas dianteiras e barra estabilizadora

Mercado Livre
  •          TBI Mondeo 2.0 (usada)
  •          Painel Fiesta 2009 (usado)

OBS: Ainda vou instalar e usar as funcionalidades do medidor de combustível, tacômetro e velocímetro, com direito a LED azul. Sei que não terei as funcionalidades plenas pela diferença das ECUs, mas quem disse que vou usar a ECU. O painel dos Fiestas 2004/7 era feio de doer com medidores de temperatura e combustível em LCD e os instrumentos com fundo preto. O design dos números do velocímetro foi feito por um  filho da puta que colocou os valores mais importantes (60 e 80) bem pequenos para o desgraçado do motorista ficar pagando multa por velocidade transgredida nas cidades cheias de radar fotográfico.




Os painéis mais bonitos eram os de 2008/9 que tinham mostradores com fundo branco e medidores de nível de combustível e temperatura da água com ponteiros  analógicos. Trocando os leds para a tonalidade azul, ficam muito lindos.

Minha ideia é montar um conjunto de medidores triplos, monitorando óleo e água abaixo do painel e no lugar do rádio, montar um painel 2 DIN visando pista. A concepção seria assim:



Tudo feito por mim é claro com os componentes comprados no E-bay. Acabamento em Carbon Fiber 3D. 



Este painel deverá contar com dois medidores 52mm, chave geral, botão de partida, saída para 2 USB (câmera GO PRO, celular, GPS, etc) e voltímetro. Os intrumentos estou com duas  configurações. Não está ainda fechado. Posso usar agora o tacômetro fumê que já adquiri e um hall meter a ser adquirido, seguindo o mesmo design que é muito bonito quando iluminado ou um mais racing com instrumentos ODG que seriam um condicionador de sonda lambda LS4.2 e um mostrador de nível de combustível. Isto se eu não conseguir usar as funções do painel 2009, pois ainda precisarei projetar e construir um pig tail para inserir as informações de temperatura dágua, combustível, tacômetro e velocímetro de forma apropriada nos motores de passo do painel. Haja tempo e cérebro. Hã, que cérebro?





OBS: este post foi escrito posteriormente aos acontecimentos. Então muita coisa aconteceu fora do planejamento e no decorrer os próximos posts irei fazendo os ajustes necessários.


Recentemente adquiri ainda:

  • Comando Carlini FOR2R (de particular)
  • Cabeçote Rocam 1.6L Flex fase 1 (desmanche em Joinville/SC)
  • Pinças de freio 555 e 556 novas (ML)
  • Tow strap vermelho  (ML)
  • 1 sachê Bisulfeto de Molibidênio (Molikote) para o câmbio
  • 3L óleo sintético 75w90 para câmbio 
  • Spoiler lateral (plástico preto p/ pintar)
  • Capa retrovisor (plástico preto p/ pintar)
  • Para-choque traseiro (plástico preto p/ pintar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário técnicos deverão ser feitos preferencialmente no FORD HP no tópico http://www.fordhp.com.br/forum/viewtopic.php?f=44&t=41613