Uma das coisas que tinha colocado como fundamental era a legalização da suspensão junto ao DETRAN de forma que eu pudesse usar o carro no dia-a-dia e até em viagens, sem o risco de maiores aborrecimentos
Mesmo não usando uma altura ridícula de garotão de 18 anos, que
arrasta o fundo do carro até em lombada eletrônica, o fato de estar um pouco
mais baixo, poderia criar motivos para ser parado para averiguações. Como os
órgãos de trânsito flexibilizaram o uso de suspensão regulável (só falta
permitir o uso dos caracóis), então vamos aproveitar e andar dentro da lei,
isto é, aspiradinho. Não queria andar com o meu carro preocupado com a
possibilidade de perdê-lo, já que motivos de preocupação com este tipo de carro
sobram. Posso até listar:
- Falta de seguro: ninguém vai querer segurar um carro alterado de suas características
- Potência acima do permitido: quem disse isso?
- Motorista insano: aí nem precisa dizer....
Bom, vamos a via cruxis. O site do DETRAN PR dá o caminho
das pedras parcialmente, não deixando
claro que após as duas taxas iniciais a serem pagas de valor quase irrisório, o
incauto legalista se deparará com mais 2 custos bastante elevados que é a taxa
cobrada pelas CSVs (autorizadas do Inmetro) e mais uma taxa duplicada de
emissão de novo CRV. Isto mesmo: paga-se 2 taxas de CRV, que, segundo eles, uma
é pela alteração e a outra para emissão de novo documento. Porra, mas não seria
uma coisa só? Tudo isto para ter no documento um parágrafo no campo de
observação que não diz nada sobre a suspensão, mas que segundo eles, é o salvo
conduto para qualquer policial deixar passar. Será?
Aqui em Curitiba o que não falta é CSVs. Mas o preço é
tabelado: R$330!
Sopa de letrinhas:
CSV é o órgão credenciado pelo Inmetro/Detran
CRLV é o licenciamento, aquele que você tem que portar
CRV é o SUV da Honda ou o documento de compra/venda
Sopa de letrinhas:
CSV é o órgão credenciado pelo Inmetro/Detran
CRLV é o licenciamento, aquele que você tem que portar
CRV é o SUV da Honda ou o documento de compra/venda
O rito da legalização
Ir ao posto do Detran antes de qualquer mexida. Faz-se a
vistoria que consiste em ver se o carro não tem lâmpada queimada ou se a placa
não está apagada. Tem-se que levar todos os documentos. Avise qual a
finalidade, pois são dois protocolos de vistoria. A maioria que vai lá é transferência
e só terão um protocolo.
Entra-se então numa fila onde vão verificar os protocolos de
vistoria e a documentação. Te darão uma senha. Aguarde ser chamado pela senha.
Receberá então duas guias para pagar lá
mesmo as taxas. Um dos protocolos é a autorização prévia para alterar as
características e a outra é para poder dar entrada no CSV. Leva dinheiro se não
tiver conta no BB. Guarde muito bem os dois protocolos.
OBS: aqui vai uma dica: faça isto em dois dias. No primeiro
chegue antes da hora do almoço para fazer a vistoria apenas, que é rápida e no
outro dia vá bem cedo, próximo ao horário de início do expediente para pegar a senha e dar entrada no processo.
Se tentar fazer tudo no mesmo dia, perderá a manhã toda lá.
Depois disso poderá instalar o seu kit suspensão. Não se
esqueça de quando você for comprar sua suspensão, mola ou o diabo que for instalar
no carro, pedir a NOTA FISCAL e para a instalação, procure uma oficina
regulamentada, pois precisará também da NOTA DE SERVIÇO.
Após a colocação dos componentes escolhidos, dirija-se a uma
das CSVs credenciadas. No site do Detran tem a relação com os endereços. Fui
numa que ficava no meu caminho do trabalho para casa. Aqui têm várias e umas
duas até ficam mais perto de casa. Como tudo é a mesma josta....
Lá você entrega um dos protocolos feitos antes e as notas
fiscais de serviço e de peças. Senta e espera. Não pude ver o que eles mediram,
mas no laudo de aprovação parece que eles testaram a eficiência dos freios e
não sei se baixaram até o talo as roscas. Meu carro não estava muito baixo.
Deixei-o com 15 cm da aba da junção onde se coloca o macaco até o chão. Dava
uns 2 dedos do pneu até a aba dos para-lamas. Quando peguei o carro na oficina,
tava meio socado e pedi para erguer e deixar a meia altura da rosca. Como
arrastou numa lombada do condomínio que moro, ergui mais um pouco depois e
deixei com uns 2 dedos e meio na frente e 3 atrás. Isto com o pneu da medida
original (175/65 R14). Claro que ainda terá que pagar a taxa do CSV. Mas
aceitam-se cartões....
Com o laudo em mãos retorne ao Detran para nova vistoria. Lá
eles verificarão as lâmpadas e se a placa está legível. Isso mesmo. De novo.
Medir a altura que nada. O negócio é não bobear com as lâmpadas (todas) e ter
que voltar lá de novo. Placa, a minha estava meio apagada e o cara da vistoria
falou que e era só passar uma tinta
esmalte preta com cotonete que ficava bacana. Foi o que fiz lá na primeira
vistoria. Pelo ano do carro (2005) não preciso ter placa reflexiva.
Então de novo na espera para abrir o processo para alteração
dos dados. Entrega-se o CRV (documento para transferência), o protocolo de
vistoria e o protocolo de autorização prévia que você fez lá na primeira
vistoria. Se não entregar vai ser multado e ter pontos na carteira por andar
com carro alterado ilegalmente. Melhor ter-se lembrado de onde guardou os
protocolos. Como ando com um envelope com tudo referente ao mesmo assunto, pois
sou meio aéreo, tava tudo lá. Paga-se então a taxa (2xR$113). Mais uma vez
lembre-se de levar dinheiro se não tiver conta no BB.
Aqui é Brasil e não adianta querer consertar o mundo de
uma vez. Procure sempre ser simpático com TODOS os funcionários. Não que isso
vá diminuir a burocracia, mas todos ficarão mais felizes e cordiais. Inclusive
você.
Fiz a tramitação toda e com o carro com a nova suspensão
legalizada, pude sentir o resultado....
O carro tava duro pra kct. As molas eram bem
rígidas. Tinha que andar devagarzinho na minha rua cujo asfalto é bem
irregular. Será que foi por que pedi uma suspensão para pista (trackday) e não
para desfilar nos bailes funks da periferia?
Ou o conjunto todo com parte das buchas dianteiras em PU estavam
contribuindo para isso. Mas o carro estava simplesmente grudado no chão. Mesmo
com os pneus baiacú que vieram com ele, o carro não desgarrava. Os Michelin SP3
195/50 R15 estavam guardadinhos na minha garagem. Foi até bom, pois revelou um
detalhe que tinha passado despercebido: os freios!
Estava testando o conjunto e percebi que a frenagem do carro estava muito ruim. Não era nada do que eu esperava, já que com a suspensão nova, podia abusar um pouco mais do carro. Então deverei trocar o disco por um Fremax Carbon e a pastilha por uma que eu reputo mais macia. Por enquanto descarto a possibilidade de colocar um conjunto da Power Brakes ou Xtra Brakes.
Sobre o freio, falarei no próximo post.
Estava testando o conjunto e percebi que a frenagem do carro estava muito ruim. Não era nada do que eu esperava, já que com a suspensão nova, podia abusar um pouco mais do carro. Então deverei trocar o disco por um Fremax Carbon e a pastilha por uma que eu reputo mais macia. Por enquanto descarto a possibilidade de colocar um conjunto da Power Brakes ou Xtra Brakes.
Sobre o freio, falarei no próximo post.
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