quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Início de tudo

O Início



A história começou com a venda de um furgão Fiat Fiorino praticamente sem uso que eu comprei como investimento, já que possuía um valor grande de bônus de cartão de crédito para ser utilizado exclusivamente "na compra de carros novos da Fiat". Como temos um pequeno  negócio que montamos no interior de SC para meus cunhados tocarem, um furgão poderia ser útil. Acabou que o furgão ficou parado e eu estava ainda pagando o financiamento, seguro e manutenção e vendo o Furgão subutilizado. Optei por vendê-lo e com o dinheiro, comprar um carro reserva para uso da minha família.

Para minha surpresa, vendi o carro bem e rapidamente. Era um modelo bastante procurado. Então parti para o projeto "segundo" carro. 

Na realidade seria o terceiro pois a minha esposa tinha um Fiesta 2011 1.6 Hatch completo (AB e ABS) que tinha comprado direto na fábrica com um belo desconto na época. Gostava muito deste carro e era o nosso carro de viagem por causa do ABS. Tinha potência, era econômico e a falta de espaço para bagagem era suprida por um bagageiro de teto que eu prendia uma caixa plástica (tipo jet Bag/Thule) que usávamos quando íamos viajar, já que temos 3 filhos pequenos e isto demanda muito espaço. O tamanho do carro para os passageiros é inegavelmente bom e o Fiesta tem praticamente o mesmo espaço interno que o meu outro carro atual, um Honda Fit, que tem espaço para os ocupantes bastante generoso. E olha que tenho 1,93m de altura.

Após uma negociação mal sucedida de um Chevrolet Astra 2010 sedam pois tinha histórico de batida forte. Não que eu fizesse questão de um GM Astra, mas o carro que eu queria era um Ford Focus 2.0 que estava fora da minha realidade financeira.

Mas o Nosso Pai sabe bem o projeto que Ele nos reservou e por isto mesmo fui protegido de uma opção ruim, que me daria bastante frustração no futuro por diversas razões. Como não gosto de carro sedam, a não ser para viajar e o Astra não seria o carro ideal para preparar para pista, apesar da potência dele, desisti da ideia e segui a sugestão da minha esposa: troquei o carro dela por um espaçoso GM Cobalt 2013 poquíssimo rodado e com ABS e AB. Típico carro BBB, quer dizer não tão bonito mas um bom custo x benefício.

Mas bem antes de eu ter pensado em comprar um Astra, estive inclinado a pegar um VW AP Parati ou Gol pela grande disponibilidade de peças para preparação. Claro que neste caso não seria uma preparação "purista", digna de um motor aspirado, em que cada HP é conquistado com muito suor e gastos. Forjaria, meteria uma turbina T3 e fim de papo. Mas para isto precisaria legalizar o que atualmente é impossível. Procurei até os órgãos de SC para ver se tinha possibilidade. A resposta era sempre NÃO PODE. Mesma resposta que estava acostumado a ouvir aqui no Paraná, onde resido atualmente.

Para um segundo carro, a falta de amparo legal, inviabilizou o projeto de ter um VW AP turbinado. Não ia montar um carro para perdê-lo na primeira abordagem policial.

E cá entre nós, um carro naturalmente aspirado andando perto dos turbinados não deixa de ser uma ideia bem interessante. E quem gosta de mecânica automotiva, tirar um mísero HP a mais de um aspirado, por mais difícil que seja, é emocionante. Aspirar um carro não é simplesmente trocar pistões e bielas e meter um kit beepo, é usar todo o conhecimento de centenas de pessoas, compartilhadas em fóruns e outras conversas com pessoas de alto conhecimento e entusiasmo. Uma comunhão de conhecimento e não de mera informações e receitas prontas. Claro que a cavalaria de um turbinado chega a balançar o coração, mas como existe a questão da legalização, que por hora é impeditiva, o aspirado passa a ser uma alternativa muito boa. E tem também a questão do "cronograma de obra" que você pode ir implementando as modificações gradativamente, sem comprometer (muito) o orçamento, continuando com o carro disponível para uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário técnicos deverão ser feitos preferencialmente no FORD HP no tópico http://www.fordhp.com.br/forum/viewtopic.php?f=44&t=41613